CURSO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC’s – 100 h, divididos em aulas presenciais e à distância, destinados a professores do sistema público de ensino. Diante das novas e diversas formas de tecnologias, este curso será muito importante tanto para àqueles iniciantes como para veteranos, pois ambos terão mais clareza e menos medo de manipular esta fabulosa máquina chamada computador.
Local do curso: Escola Elozira dos Santos Thomé.
Horário: das 08:00h às 12:00h aos sábados.
Meses | Dias |
Junho | 18 |
Julho | 02 e 30 |
Agosto | 13 e 27 |
Setembro | 18 e 24 |
Outubro | 08 e 22 |
“Buscar e aprender, na realidade, não são mais do que recordar” (Platão) |
Unidade 1 - Tecnologias de informação de junho de e comunicação na educação.
Atividade 1.1 – Encontro presencial: 18 de junho de 2011, com reflexões iniciais do grupo a cerca dos desafios que o professor encontra em seu dia-a-dia em sala de aula e suas expectativas diante das novas demandas da sociedade atual.
Atividade 1.2 – Fórum: 01 de julho de 2011, reflexão e registro acerca das questões “O que é ser professor hoje? Quem sou eu (professor) neste contexto?”
· Ser professor hoje implica em uma contribuição maior a sociedade que nos tempos passados, pois além de exercer o papel de mediador do conhecimento o professor deve estar pronto a buscar soluções para as questões diárias que surgem em sua sala de aula.
Planejar e replanejar suas aulas adequado-as a sua clientela e as novas tecnologias surgidas em seu cotidiano é primordial.
Como professora busco as mais diversificadas ferramentas capaz de me auxiliarem no meu dia a dia, interagindo e aprendendo também com os alunos.
Planejar e replanejar suas aulas adequado-as a sua clientela e as novas tecnologias surgidas em seu cotidiano é primordial.
Como professora busco as mais diversificadas ferramentas capaz de me auxiliarem no meu dia a dia, interagindo e aprendendo também com os alunos.
Atividade 1.3 – Diário de Bordo: 01 de julho de 2011, reflexão sobre Educação e Tecnologia com as seguintes questões: “Como a escola vem lidando com as novas tecnologias? Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano? E, com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?”
· A monitora recomendou assistir a entrevista do professor Ladislau Dowbor sobre "Educação e Tecnologia - 2004". A entrevista de Ladislau sobre educação e tecnologia, reforça a necessidade para o avanço tecnológica de professores, tornando-os mediadores e articuladores dos conhecimentos. No entanto, a "escola" deve repensar sua prática no sentido de oportunizar essa tecnologia para a comunidade escolar, haja vista que, esta ferramenta tornará às aulas mais prazerosas e eficazes no processo de ensino aprendizagem.
Atividade 1.4 – Encontro presencial: 02 de julho de 2011, em trio foram realizados levantamento das tecnologias existentes na escola bem como os modos de utilização das mesmas.
Feito o levantamento, houve socialização e registro de alguns questionamentos:
1. O uso das tecnologias na escola é definido com base em quais critérios?
· Planejamento e agendamento com antecedência. Em nossa escola, encontramos dificuldades em executar determinadas atividades no laboratório, devido ao espaço ser insuficiente para acomodar uma turma.
2. Quais os problemas que influenciam o uso dessas tecnologias?
· A escola dispõe de um espaço físico pequeno onde se encontra poucos computadores conectados à internet que nem sempre funciona, recebemos recentemente um Datashow com notebook que até o presente momento não foi usado por falta de alguém que saiba manipulá-lo; as TVs, DVDs e mocrossisten funcionam precariamente, ora falta cabo, ora falta extensão e/ou tomadas adequadas. Sem contar com a acústica das salas de aula que é péssima.
3. Os computadores e internet foram inseridos nas atividades curriculares para fazer as mesmas coisas que eram antes ou proporcionaram práticas inovadoras pautadas na autoria e participação ativa dos estudantes?
· Embora os computadores conectados à internet proporcionem práticas de ensino inovadoras, no momento em nossa escola tal prática é quase inexistente tendo em vista as precariedades citadas na questão 2. Aliado às dificuldades encontradas por nós professores em assessorar nossos alunos na utilização de tal tecnologia, tanto é que estamos fazendo este curso que certamente será de grande valia para incrementarmos as atividades curriculares visando à ativa participação de todos.
4. Houve mudança na atuação docente?
· De certa forma sim, respeitando as limitações que alguns professores ainda têm com relação à utilização dos computadores/internet.
5. O que mudou na aprendizagem dos alunos?
· No momento é difícil responder. Quando o acesso às tecnologias chegar de fato na escola, certamente eles terão mudança significativa na aprendizagem, haja vista, que mesmo com toda precariedade que a escola se encontra em termos de tecnologia, quando os alunos são encaminhados ao laboratório para realizar alguma pesquisa eles ficam eufóricos e animados, aumentando, portanto, o interesse pelo assunto em questão. Percebe-se que mesmo àqueles que não têm contato diário com a máquina demonstra algum conhecimento.
6. Que novos aspectos requerem maior atenção de nossa parte?
· O professor deve estar em constante reciclagem de seus conhecimentos com relação às novas tecnologias para melhor orientar seus alunos, indicar bons sites e selecionar informações condizentes à sua área.
Atividade 1.5 – Biblioteca>Material do aluno: 30 de julho e 13 de agosto de 2011 trabalhamos com o programa Software Cmap Tools com objetivo de elaborar um Mapa Conceitual priorizando aprendizagens significativas até o presente momento do curso.
· Ao realizar essa atividade tive algumas dificuldades, pois no primeiro momento os computadores do laboratório de informática não tinham o programa, quando consegui produzir o mapa conceitual e enviar a monitora não conseguiu abrir, pois eu tinha salvado como texto e não como imagem, em fim consegui enviar de forma correta, após ligar e receber as instruções da monitora.
Atividade 1.6 – Fórum>Web Quest: 27 de agosto de 2011 foi concluída a realização de uma pesquisa sobre projetos de aprendizagem que envolva:
- Benefícios pedagógicos da proposta de projetos;
- Possibilidades de uso das tecnologias durante a realização de um projeto de aprendizagem;
- Atribuições de um professor em um projeto de aprendizagem;
- Atribuições de um estudante em um projeto de aprendizagem.
A monitora solicitou a todos que fizessem inscrição na Web Quest e postassem no Fórum uma contribuição relacionada aos pontos acima mencionados.
· Os projetos de aprendizagem tecnologia trazem a educadores e educando novas possibilidades, como por exemplo, o desenvolvimento e aprendizagem por meio de diversas formas metodológicas que podem ser utilizadas pelo professor. Possibilita também ao educando uma maior participação na construção de seu conhecimento, pois, o mesmo passa de apenas ouvinte a colaborador, aprendendo a aprender. O professor por sua vez deixa de ser o detentor para ser o mediador do conhecimento, buscando no aluno o que ele já sabe e estimulando sua curiosidade e interesse, motivando-o assim cada vez mais a participar e ser o autor da sua formação.
Unidade 2 - Internet, hipertexto e hipermídia.
Atividades 2.1 e 2.2 – Encontro presencial: 10 de setembro de 2011, pesquisar e navegar em hipertexto em busca de conceito e descobrir o significado de link solicitado na aula anterior.
· Com relação ao hipertexto pude compreender que o mesmo funciona como uma cadeia de informações, interligadas por links, que facilitam a integração e o acesso a texto, imagens, sons e outros. Dessa forma o aluno poderá buscar o conhecimento, obtendo mais informações ao utilizar um texto. Inicialmente ao navegar em hipertexto encontrei certa dificuldade, no entanto à medida que vamos conhecendo e nos familiarizando com o mesmo percebemos o quanto nos facilita encontrar o que queremos mais rápido, e adquirimos conhecimento de outros assuntos relacionados ao que procuramos.
Atividade 2.3 e 2.4 – Continua encontro presencial: 10 de setembro, pesquisa solicitada na aula anterior. Conceituando hipertexto individualmente e postagem no Fórum.
1. Objetivo: elaboração, com suas palavras de uma conceituação de Hipertexto, utilizando o que leu até agora.
2. Após a leitura de algumas contribuições dos colegas, escolha pelo menos uma e faça um comentário dizendo por que chamou sua atenção.
3. Leia os comentários sobre a sua contribuição e faça outros comentários, se achar necessário.
· O hipertexto funciona como uma cadeia de informações, interligadas por links, que facilitam a integração e o acesso a texto, imagens, sons e outros. Os links são apresentados de formas variadas como ícones, gráficos, imagens e sons, com função de interconectar diversos conjuntos de informações.
Atividade 2.5 - Criar um blog no servidor Blog spot. Blog criado em 10 de setembro para postagem de Portfólio contendo as atividades do curso em questão.
Meu blog: http/.silvia1904.blogspot.com
Atividade 2.6 – Encontro presencial: 24 de setembro de 2011, apresentarmos planejamento de atividade (Sequência Didática) com hipertexto e postagem em Biblioteca>Material do aluno. A mesma foi realizada em trio.
Sequência didática
Cursistas: Silvia Carvalho e Nazaré
Disciplina: Ciências e Matemática Data: 12 a 22/09/2011
Objetivo
· Compreender e reconhecer a importância da reciclagem para a manutenção da vida no planeta Terra;
· Estimular a criatividade na transformação e confecção de objetos apartir de materiais recicláveis.
Conteúdo
· A importância da reciclagem;
· Confecção de flores e carrinhos de brinquedo com garrafas pet.
Ano: 6º Turma: “B” Turno: matutino Tempo de duração: 6 aulas
Material utilizado
· Garrafas pet;
· Tesoura;
· Régua;
· Lápis;
· Cola quente;
· Pistola;
· Barbante;
· Tinta guache;
· Pincel.
Desenvolvimento
1ª etapa
· Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre materiais recicláveis, por meio de perguntas como:
- Você sabe o que são materiais recicláveis?
- O que você conhece sobre coleta seletiva?
- Em sua opinião qual a importância da coleta seletiva?
- Em sua rua existe coleta seletiva?
- Você conhece alguém que utiliza a coleta seletiva para produzir objetos reaproveitáveis?
· Leitura compartilhada de textos que mostrem a importância da reciclagem e o tempo de decomposição dos materiais na natureza;
· Pesquisa sobre a confecção de flores e carrinhos confeccionados de garrafas pet;
· Exposição através de leitura da pesquisa realizada.
2ª etapa
· Divisão da turma em grupos para realização da coleta e higienização das garrafas pet;
· Distribuição de tarefas dentro dos grupos;
· Confecção e montagem das flores e carrinhos de brinquedo.
3ª etapa
· Exposição dos brinquedos confeccionados para a comunidade, durante a culminância do Projeto Meio Ambiente.
Avaliação
· Observação da participação e comprometimento dos alunos no decorrer das atividades realizadas;
· Acompanhamento da aprendizagem do aluno durante a exposição de pesquisa realizada;
· Análise do material confeccionado para exposição.
Atividades 2.7 e 2.8 – Atividade e registro em sala de aula.
Ao propor o tema pude perceber que os alunos já possuíam muitas informações sobre reciclagem, pois, vários foram os relatos dizendo que conhecem alguém que trabalha com a reutilização de garrafas pets, como por exemplo, na produção de pufes. Após esse momento e a problematização do assunto, foi distribuído um pequeno texto para leitura compartilhada, falando sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e o tempo de decomposição dos mesmos.
Foi realizada também uma pesquisa no laboratório de informática sobre a confecção de flores e carrinhos utilizando garrafas pet; essa pesquisa foi compartilhada em sala de aula em outro momento, grande parte dos alunos se mostrou bem interessados no assunto.
Na segunda etapa foram divididos grupos para realização da coleta e higienização das garrafas pet, depois realizada distribuição de tarefas dentro dos grupos, e então iniciada a confecção e montagem das flores e carrinhos de brinquedo.
os materiais confeccionados pelos alunos foram expostos para comunidade escola na culminância do projeto Meio Ambiente.
Atividade 2.9 – Postagem no blog
Unidade 3 - Currículo, Projetos e Tecnologias.
Distribuir as datas 08 e 22/10 em dois encontros.
Atividade 3.1 – Encontro presencial: 24 de setembro de 2011. Reflexão e registro de questões sobre Contextualizando a mudança, para socialização. Que foram respondidas em duplas, (Silvia e Eunice).
- Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades?
- Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
· O primeiro passo é procurar deixar o ambiente mais descontraído e harmonioso, permitindo que o aluno expresse livremente determinado assunto. Quando ocorre a problematização de determinado conteúdo, estamos praticando o diálogo, ouvindo, se fazendo ouvir, complementando e tirando dúvidas.
· Procuro deixar o ambiente de sala de aula mais agradável para que meu aluno se sinta confiante e motivado para dar suas contribuições referentes ao conteúdo, além da utilização de cartazes, imagens, textos suplementares e/ou outros.
Atividade 3.2 – Contextualizando a mudança: da teoria à prática.
· Executar uma atividade em sala de aula nem sempre é algo fácil, no entanto, cabe ao professor buscar meios para torná-la agradável, criativa e produtiva. Antes de qualquer atividade, é interessante iniciar uma conversa com os alunos sobre assuntos diversos que sejam do interesse deles; respeitando sempre o ouvir e se fazer ouvir, uma espécie de “quebra gelo” ou “gancho” para incorporar o conteúdo do plano de aula do dia. Algumas estratégias que uso é problematização e levantamento prévio do conhecimento que eles possuem sobre o assunto, como esquemas, dicionários, produção de conceitos e/ou pequenos textos, textos complementares e em raríssimos momentos, o uso do laboratório de informática da escola.
Atividade 3.3 – Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
· Este projeto foi elaborado e executado pelas Cursistas, Cosma, Eunice, Iracélia, Nazaré e Silvia na escola Elozira dos Santos Thomé. Aproveitando a proximidade da data em que se comemora o Dia da Consciência Negra – 20 de novembro; data de culminância do projeto de mesmo nome desenvolvido na referida escola, nós, apenas nos antecipamos um pouco em executar tal projeto, atendendo exigências do curso, deixando, portanto, para expor os trabalhos na data certa, juntamente com os demais professores e alunos.
PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
PROFESSORES ENVOLVIDOS: Cosma, Eunice, Iracélia, Nazaré e Silvia.
TEMA: Consciência Negra – Dignidade a Raça Negra.
DISCIPLINAS: História, Ciências e Matemática.
TURMA: 8º Ano “C” – tarde
TEMPO DE EXECUSSÃO: 6 horas aulas – 26/09 à 11/10/2011
CAPACIDADE
- Fazer uso adequado das ferramentas disponíveis na internet, como hipertexto e Wikipédia.
- Conscientizar os alunos da necessidade de valorizar e respeitar a raça negra.
APRENDIZAGEM ESPERADA
- Despertar nos alunos, através de questionamento ora/escrito do conhecimento prévio que eles possuem sobre a raça negra;
- Entender e valorizar a identidade da raça negra;
- Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
- Reiterar a mídia como importante veículo de comunicação em massa no processo de esclarecimento de implicações legais no tocante ao preconceito racial.
RECURSOS
- Recortes de revistas e jornais; contendo imagens de personalidades negras; tesoura; cola; pincéis; quadro de giz; papel madeira ou cartolina; régua; computador/ internet e câmera fotográfica.
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
1° momento
- Levantamento e problematizarão oral/escrito do que os alunos já sabem sobre a situação dos negros enquanto cidadãos através dos questionamentos a seguir:
1. Por que vocês acham que há pessoas quem têm pele branca e outras que têm pele negra?
2. O que você entende por consciência negra?
3. Como o negro é visto perante a sociedade?
4. Você conhece algum negro que sofreu preconceitos em decorrência da sua cor?
5. Por que será que existe preconceito? Ele sempre existiu?
6. A cor da pele, em sua opinião influência no caráter de uma pessoa? Por quê?
2° momento
- Levar os alunos ao laboratório de informática da escola, dividi-los em dupla ou em trio para pesquisar e assistir vídeos curtos sobre consciência negra.
3º momento
- Em sala de aula, socializar o entendimento dos alunos sobre os vídeos bem como registros reflexivos sobre os mesmos.
- Solicitar dos alunos com antecedência recortes de revistas, jornais e outros com imagens de personalidades negras para montagem de painel.
4° momento
- O professor fará leitura compartilhada com os alunos de texto complementar (impresso) contendo dentre outros leis que beneficiam os negros no Brasil e solicitar aos mesmos a confecção de um folder informativo.
- Sugerir aos alunos que criem slogans, ao qual um será escolhido para ilustrar a capa do folder que será entregue á comunidade no ato da culminância do projeto.
AVALIAÇÃO
Observação do procedimento dos alunos enquanto realizam as atividades propostas como:
- desenvoltura ao expressar seu conhecimento prévio sobre raça negra;
- interesse em executar pesquisa no laboratório de informática sobre negros, bem como assistir vídeos e fazer registro do mesmo; montagem de painel utilizando gravuras de personalidades negras;
- ser democráticos ao escolher o melhor slogan para ilustrar a capa do folder;
- empenho na confecção de folder como também sua divulgação e entrega para a comunidade escolar na culminância do referido projeto.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
· BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnica – Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
· Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e 2005.
Atividade 3.4 – Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo (Atividade realizada em grupo).
· A execução do projeto “Consciência Negra” foi bem agradável, talvez pelo fato do tema ser conhecido dos alunos. Durante a problematização e levantamento do conhecimento prévio, a maioria se expressou com muita segurança, citando exemplos do cotidiano deles. No laboratório de informática, eles pesquisaram e assistiram vídeos bem como fizeram anotações que foram utilizadas juntamente com leitura de texto complementar para posterior uso tanto na socialização em sala de aula como confecção de painel e folder, os quais foram executados satisfatoriamente. Promovemos em sala de aula um momento para criação de slogans, ao qual um seria eleito para ilustrar a capa do folder. Depois de alguns minutos registramos na lousa algumas ideias de slogans e conjuntamente fizemos alguns ajustes para definir o escolhido. A avaliação no geral foi ótima, mesmo porque com o tempo reduzido as cobranças se intensificaram, os alunos abraçaram a causa e cumpriram todas as atividades em tempo hábil. Este material produzido pelos alunos estará exposto na culminância do projeto da escola.
Atividade 3.5 – Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo. Reflexão e registro sobre os seguintes pontos:
- Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com seus alunos estão inseridos no currículo formal?
· Sim, no currículo formal da escola, o qual é trabalhado todos os anos envolvendo todas as áreas do conhecimento.
- Você consegue inferir quais foram os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado?
· Embora o currículo seja considerado completo, o professor está sempre em busca de algo a mais para melhorar e dinamizar o conhecimento oferecido aos alunos. O uso da tecnologia vem surtindo efeito no processo de aprendizagem propiciando agilidade na execução dos trabalhos dentre outros.
- Estes conceitos, atitudes e procedimentos fazem parte do currículo?
· Em parte sim, no entanto, estão sendo constantemente vistos e revistos, visando sempre adequar à clientela e melhor formação dos alunos.
- O que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo?
· Sim, pois, aprender utilizar ferramentas tecnológica que os mesmo utilizaram é importante para sua vida inteira.
- Então, o que é currículo?
· O currículo é um importante instrumento para o planejamento do professor, pois através dele é possível organizar conteúdos e atividades. Vale lembrar que o currículo não é uma lei rígida a ser seguido à risca, pois o mesmo deve ser usado como um norte na prática pedagógica, permitindo flexibilidade e ajustes para melhor atender os alunos.
Unidade 4 – Prática pedagógica e mídias digitais.
Atividade 4.1 – Encontro presencial: 08 de outubro de 2011. Conhecendo objetos em multimídia.
· Vídeo - COIEDA utiliza formas geométricas intercaladas a filmagens editadas ao qual proporciona organização, sincronia e movimentos belíssimos, além do som, é claro.
· Vídeo - “Por Una Cabeza” utiliza balões inflados na produção de vários tipos de sons que ao juntar com o som do teclado e após edição o resultado é um maravilhoso trabalho agradável de ver e ouvir. Tanto no primeiro quanto no segundo vídeo, tal beleza só é possível graças à tecnologia digital.
· Vídeo - “O Passo” utiliza corpos humanos em movimentos na execução de belos passos sincronizados que requer muita coordenação motora, disciplina e amor pelo que faz. Embora não use tecnologia na execução dos passos ela está presente nos elementos de filmagem, edição e postagem para o deleite de todos.
- Reflexão: Esse trabalho do Professor Lucas com o bloco “O Passo” inspira alguma ideia de como trabalhar na escola? E sobre o trabalho com tecnologia, traz alguma sugestão?
Pelo que pude perceber esse trabalho mostra uma forma diferente de chamar a atenção bem como de desenvolver concentração, equilíbrio, coordenação motora e ajuda mutua entre os alunos. Sobre o trabalho com tecnologia, sugere que os trabalhos desenvolvidos na escola não fiquem apenas na mesma, mas através da tecnologia seja visto por todos.
Atividade 4.2 – Navegando por vídeos e outras mídias.
· Ao acessar o portal do professor indicado na atividade 4.2, observei muitos recursos interessantes e muitas sugestões de ações pedagógicas, no entanto tive dificuldade para encontrar vídeos na área de ciências, achei um pouco confuso, talvez por está ainda me familiarizando com esse tipo de mídia, espero acessar outras vezes e de repente até utilizar experiências que deram certo.
Atividade 4.3 – Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação.
· Após leitura do texto de Silvio P. Costa sobre Mídia-Educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis. Refleti e encontrei várias semelhanças de sua pesquisa com a realidade de nossa escola, principalmente no que diz respeito ao comentário sobre os professores onde o mesmo fala que os professores sabem que seus alunos nasceram em uma época onde as várias formas de mídias estão presentes e os mesmos têm facilidade de utilizá-las, enquanto os professores que são de outra geração até tentam acompanhar essa evolução, mas encontram muitas dificuldades para isso, pois não sabem como fazê-lo.
Atividade 4.4 – Planejando a produção de um documento multimídia – relato do seu projeto pedagógico.
· O relato do projeto pedagógico foi planejado em grupo, com a utilização do programa Microsoft Power Point, cuja apresentação de forma resumida se dá através de slide na atividade 4.5.
Atividade 4.5 – Produzindo o relato multimídia do seu projeto pedagógico.
· O relato multimídia foi realizado com a utilização do programa Microsoft Power Point.
Atividade final – Encontro presencial: 29 de outubro de 2011.
" Não podemos escolher os melhores momentos da vida, sem antes viver o futuro"
(Leonardo da Vinci)
(Leonardo da Vinci)
Seu portfólio foi bem detalhado até o final da primeira unidade.
ResponderExcluirParabéns!
Espero as próximas postagens.
Agora está quase completo, pois estamos chegando ao final do curso.
ResponderExcluirParabéns pelo seu desempenho.
Parabéns!
ResponderExcluirSuas atividades estão concluidas. Acredito que seus aprendizados serão de grande utilidade para sua prática pedagógica.
Agora é só certificar.